VEJA O BLOG COMPLETO:


VEJA BLOG SMALLMAN-TYPE GUITAR (em ingles)

http://smallmantypeguitar.blogspot.com/




.

LUTHIER SERIES (videos)

Loading...
CLIQUE NAS FOTOS (para ampliação)

sábado, 20 de junho de 2009

TARRACHAS

Violão Edson Valencio (Smallman type), tarrachas Schaller, ratio de 18/1, com os pegs em Ébano. 




As tarrachas do violão são partes muito importantes para uma perfeita afinação do instrumento.


Devem ter os giros firmes e macios e uma excelente sustentação das tensões, não apresentando folga de giro e devem estar perfeitamente instaladas.


Tarrachas de boa qualidade tem os pinos das cordas com o diametro padrão de 3/8', devem ajustar-se perfeitamente em furos de 13/32' , a distância entre os pinos (padrão) é de 3.5 cm.


A qualidade das tarrachas, depende dos materiais que são construidas, as bases devem ser de bronze, e as "coroas e pinhões" em aço bastante resistente.


Um detalhe muito importante que deve ser levado em conta na escolha das tarrachas ideais é o "ratio", que significa o número de voltas que devem ser feitas (no pinhão) para que a "coroa" dê uma volta completa.


É muito simples conhecer o "ratio" de uma tarracha, basta contar o número de "dentes" da "coroa", ex.: 15 dentes, ratio de 15/1.


Quanto maior o "ratio", mais precisa é a tarracha.


Existem tarrachas de "ratio" de 12/1, (todas as nacionais), isso significa que, com (apenas) 12 voltas do "pinhão", conseguimos  um giro de 360º no pino da corda.


Tarrachas de boa qualidade apresentam um "ratio" de 15/1 e as excelentes de 18/1, isso significa que, precisamos girar mais (o "pinhão"), para alterarmos a tensão da corda, facilitando a afinação e possibilitando maior precisão para os ajustes perfeitos dos tons.


ratio=proporção, relação




Nenhum comentário: